terça-feira, 23 de junho de 2009

Direito dos Animais

Nas aulas vimos algumas coisas sobre um tema filosófico importante, a saber, a moralidade. Mas hoje vocês irão ler sobre a moralidade relacionada aos animais não humanos. Conseguem imaginar? Então clique no link abaixo e leia a entrevista com um grande filósofo da atualidade chamado Peter Singer (mais abaixo tem um artigo escrito por ele, chamado "Os Animais e a Filosofia":
Entrevista com Peter Singer

Querem ler o restante da reportagem? Então acesse:
O Prazer sem Carne

Você já sabe que existe a Declaração Universal dos Direitos Humanos, mas há também a Declaração Universal dos Direitos dos Animais, clique no link abaixo para acessá-la:
DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS DOS ANIMAIS

Quer saber mais? Então lá vai alguns bons artigos sobre o tema:
OS ANIMAIS E A FILOSOFIA - PETER SINGER
DIREITOS DOS ANIMAIS E ERROS DOS HUMANOS - Hugo LaFollette
TOUREIRO: ASSASSINO OU AGENTE CULTURAL? - PEDRO MADEIRA

Agora que você já sabe bastante coisas sobre o tema, participe do Fórum:
FÓRUM DO COLÉGIO PADRE RAMBO

2 comentários:

  1. Sibele 5B

    Concordo com todas as opíniões do filósofo.
    Eu mesma fui vegetariana por 2 anos, só voltei a comer carne pois meu organismo não se adaptou e fiquei muito fraca.
    Concordo plenamente com a opinião dele em relação ao sofrimento dos animais, não acho certo fazermos os animais sofrerem em prol de um capricho da maioria dos humanos, pois a grande maioria teria sim como viver sem carne.
    Na questão do aborto acho que se a mulher não tiver condições financeiras ou psicológicas pra criar a criança, ou até mesmo em casos de abuso sexual, acho que nesses casos deveria ser permitido o aborto.
    Nosso preconceito com os animais é real, não nos preocupamos com o sofrimento que aquele animal passou para fazermos nosso churrasco de domingo, por exemplo.
    Particularmente eu dou mais valor a um animal do que a um ser humano.Os animais não tem como se defender dos mal tratos humanos, cada vez mais ocupamos um espaço que não é nosso, e ainda julgamos os animais os invasores, mas somos NÓS os errados, somos nós os invasores, não temos o direito de fazer um animal sofrer, é uma vida como a de qualquer outro ser humano.

    ResponderExcluir

NÃO ESQUEÇA DE MARCAR A OPÇÃO ANÔNIMO! MAS COLOQUE SEU NOME E TURMA NA POSTAGEM.